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Cenoura

cenoura

A cenoura é uma raiz comestível, muito usada na culinária por ser um legume rico em nutrientes e por se prestar muito bem à decoração dos pratos. Além disso, a cenoura têm um sabor levemente adocicado, que combina perfeitamente com inúmeros outros alimentos.

A principal riqueza nutritiva da cenoura é o caroteno, um elemento que, durante a digestão, se transforma em vitamina A, muito importante para a vista, a pele e as mucosas. Além disso, a cenoura também contém fósforo, cloro, potássio, cálcio, magnésio e sódio. Também é um alimento ótimo para regimes de emagrecimento porque não tem gorduras. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

Para se ter certeza de que a cenoura está fresca, prefira a que ainda tem folhagem verde. Quando fresca e de boa qualidade, a cenoura é firme, e sua superfície está limpa e lisa, com cor alaranjado-vivo. Não compre uma cenoura que tenha partes verdes. Isso é sinal de que ficou exposta ao sol por muito tempo durante o crescimento, e essas partes têm gosto desagradável. Também não compre cenouras muito sujas.

A cenoura pode ficar guardada na geladeira, na gaveta indicada para frutas e legumes, de preferência lavada e embrulhada em plástico. Também se conserva bem em lugares arejados e secos. Quando guardada de forma adequada, a cenoura se conserva até por 15 dias. Depois, começa a ficar mole e enrugada, perdendo o sabor característico. Para conservar a cenoura por mais tempo, é necessário congelá-la.

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